Deputados aprovam operação de crédito do Estado para quitação de
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sombra horizontal g
  • 12/07/2022

Deputados aprovam operação de crédito do Estado para quitação de precatórios até 2029

Whatsapp image 2022 07 12 at 13.56.25

Créditos: Thaise Ribeiro / Equipe Wesp

Os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira (12), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 139/2022, do governo gaúcho, que autoriza o Estado a contratar operação de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) até o valor de US$ 500 milhões. Entre os destinos desse recurso está a quitação do estoque de R$ 15,2 bilhões de precatórios até 2029, prazo máximo dado pela Constituição Federal. A medida está contemplada no Regime de Recuperação Fiscal. Conforme o Executivo, caso esses valores saíssem do Tesouro Estadual haveria prejuízo financeiro que prejudicaria a prestação de serviços públicos.

Os parlamentares da Bancada do PSDB votaram favoravelmente à matéria. De acordo com os deputados, a posição partidária teve como base mecanismos de ordem legal, tendo em vista que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), por intermédio do Parecer 19.423/22, atestou a viabilidade jurídica da propositura. Segundo a PGE, entre as medidas previstas na Lei Complementar nº 159, de 19 de maio de 2017, que estabeleceu o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados, está a quitação de passivos, como precatórios. 

 

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Por Luís Gustavo Machado / Bancada PSDB