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O deputado estadual Mateus Wesp (PSDB) usou o espaço das comunicações parlamentares, durante sessão plenária desta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa, para falar sobre o Projeto de Lei 25/2022, de sua autoria. A proposta cria tarifa diferenciada de pedágio para moradores de municípios onde praças estão instaladas ou de localidades limítrofes.
Wesp explicou que o projeto estabelece justiça na cobrança e derruba argumentos contrários às concessões de estradas. “Os valores deverão ser fixados a partir de estudo de viabilidade econômico-financeira, mas a estimativa é que girem em torno de R$ 0,10 a R$ 0,15 por quilômetro rodado pelos usuários contemplados pelo projeto”, afirmou.
O parlamentar exemplificou o funcionamento do desconto. “A cobrança diferenciada será viabilizada por uma tag colada no para-brisa dos veículos, como ocorre no sistema free flow, de livre passagem, sem praças de cobrança e pagamento de acordo com a quantidade de quilômetros rodados”, disse.
Para o deputado, é impossível ter rodovias bem conservadas sem concessões. “Os recursos orçamentários disponíveis para intervenções em 10 mil quilômetros de rodovias não passam de R$ 150 milhões, sendo insuficientes para atender as demandas. Por essa razão, se faz necessária as concessões privadas e o ingresso de recursos oriundos do pagamento de pedágio pelos usuários”, concluiu.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)