Wesp viabiliza protocolo de pedido de estadualização de estrada entre
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sombra horizontal g
  • 22/01/2026

Wesp viabiliza protocolo de pedido de estadualização de estrada entre Soledade e Lagoão

Agenda em Porto Alegre permitiu a entrega formal da demanda ao Daer por lideranças regionais

Protocolado no daer pedido para estadualizacao de estrada entre soledade e lagoao 1

Créditos: Foto Edu Marin

O pedido de estadualização da estrada que liga os municípios de Soledade e Lagoão, passando por Barros Cassal, foi oficialmente protocolado nessa terça-feira (20) no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em Porto Alegre. A solicitação foi entregue pelo prefeito em exercício de Soledade, Jonas Morais, e pelo vereador Gustavo Sartori Moraes, durante agenda articulada pelo assessor especial do governador, Mateus Wesp. 

A via, atualmente sob jurisdição municipal, é considerada estratégica para as comunidades de Soledade, Barros Cassal e Lagoão, sendo fundamental para o deslocamento diário de pessoas, o acesso a serviços essenciais de saúde, educação e segurança pública. “Essa é uma demanda que já vinha sendo tratada anteriormente. Nós já havíamos recebido lideranças da região, como os prefeitos de Lagoão, Nélio Fornari, e de Soledade, Paulo Cattaneo, além do vereador Gustavo e de empresários, que apresentaram a necessidade de melhorias nesse trecho, atualmente de chão batido. A partir dessas conversas, o pedido formal para a estadualização passou a ser avaliado como uma alternativa para viabilizar investimentos e melhorias nas condições da estrada”, retomou Mateus Wesp. 

Conforme destacado pelo prefeito em exercício e pelo vereador, a estrada é um importante corredor para o escoamento da produção agrícola, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e a integração regional dos municípios do Alto Jacuí e Centro-Serra. “Essa é uma rota primordial para o progresso da nossa região. Com o apoio de Wesp, buscamos o Daer para apresentar esse pleito, que é uma demanda de toda a comunidade local”, reiterou Gustavo Moraes. 

Wesp ressaltou que a qualificação da infraestrutura gaúcha é um dos focos do Estado, e garantiu que seguirá acompanhando de perto esse projeto. “Temos conversado com as lideranças regionais e com os órgãos estaduais para avançar nas soluções necessárias que permitam mais segurança e qualidade de vida aos moradores da região”, finalizou.

 

Por Comunicação