Durante a sessão plenária da última terça-feira (10), o deputado estadual e líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, Mateus Wesp, questionou o papel dos Tribunais de Contas.
Lembrando que tais órgãos foram criados como auxiliares do Parlamento, com objetivo de fiscalizar o uso do dinheiro público, Wesp ressaltou que ao longo dos anos os Tribunais tem permitido o descalabro e o descontrole fiscal de muitos governos.
O parlamentar destacou ainda a parcela de culpa dos Tribunais de Contas na precarização dos serviços públicos, tendo em vista que são responsáveis em fiscalizar a aplicação dos recursos orçamentários na qualificação do atendimento à população e na gestão de pessoal dos governos.
Conforme o deputado, a explicação para isso está na composição dos conselheiros dos Tribunais. Para ele, em razão das indicações políticas dos conselheiros, o órgão, que deveria auxiliar na fiscalização do bom uso do dinheiro público, as vezes pode se tornar cúmplice do descalabro financeiro do Estado brasileiro. “Não seria melhor termos auditorias privadas e independentes, que tem uma reputação a zelar internacionalmente e que não tenham interesses políticos partidários?”, questionou Wesp ao concluir seu pronunciamento .