Passo Fundo pode ser beneficiada por PPP do Saneamento Básico da
Slogan

  • 27/12/2019

Passo Fundo pode ser beneficiada por PPP do Saneamento Básico da Corsan

Investimentos bilionários podem mudar o saneamento básico do planalto médio ajudando milhares de famílias. Protocolo de intenções com 18 municípios foi assinado na quinta-feira (26)

20191227 215019

O deputado estadual Mateus Wesp, líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, participou nesta quinta-feira (26), no Palácio Piratini, da assinatura do protocolo de intenções com 12 municípios interessados em participar de parcerias público-privadas (PPPs) nos moldes da PPP da Corsan da Região Metropolitana. Outras seis prefeituras, incluindo as de Passo Fundo e Carazinho, devem assinar nas próximas semanas, totalizando 18 cidades. Trata-se de um importante passo para melhorar o saneamento básico no Estado. O ato contou com a participação do governador Eduardo Leite, de secretários e de prefeitos.

A partir de agora, serão elaborados os estudos e documentos necessários para a contratação no modelo de concessão administrativa, com o objetivo de universalizar os serviços de esgotamento sanitário nessas cidades e regularizar o sistema de abastecimento de água.

Os 18 municípios deverão ser divididos em lotes regionais e cada grupo terá um edital. Partindo da modelagem que teve sucesso na Região Metropolitana, a expectativa do governo é lançar pelo menos duas licitações ainda no segundo semestre de 2020 e ter as empresas vencedoras contratadas ainda no próximo an o.

Wesp enfatizou o que significa a notícia para o Rio Grande do Sul. "O saneamento e a saúde estão totalmente entrelaçados e uma das melhores soluções para resolver os problemas da área da saúde no país é justamente o que o governo Eduardo Leite está fazendo com estas parcerias público-privadas: investir no saneamento básico, que é acima de tudo um direito do cidadão", concluiu. 

Por
Equipe Wesp