Filme 1984
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  • 07/06/2016

Filme 1984

Perguntas para serem debatidas em aula

1984

  1. Qual a relação do personagem principal para com seu diário? O que representa o diálogo do indivíduo com si mesmo no contexto do filme e a inserção dele no cômodo do quarto no qual ele se encontra com a outra cidadã?
  2. De que modo se compreende a afirmação “O importante não é estar vivo, mas manter-se humano”?
  3.  “O passado é apagado, o que foi apagado é esquecido. A mentira torna-se verdade e logo vira mentira novamente”
  4. O que o personagem quer dizer quando afirma que “liberdade é a liberdade de dizer que 2 + 2 = 4”?
  5. Explique no contexto do filme a sentença “Não é problema se a guerra é real ou não, ou se a vitória é possível. A guerra não é para ser vencida. É para ser contínua” e de que modo ela se insere no pensamento totalitário e suas finalidades ao longo do tempo.
  6. Porque para o totalitarismo não basta a obediência, mas também a devoção interna do indivíduo para com o partido?
  7. Porque o totalitarismo e a devoção a ideia por ele proposta não pode tolerar lealdades paralelas a outras coisas que não a lealdade ao próprio partido? De que modo as expetativas e a esperança individual se inserem neste contexto?
  8. Qual é a marca da vitória do totalitarismo obre a natureza humana e de que modo a passividade do indivíduo em se anular como homem se insere neste contexto?
  9. De que modo o ódio a Julia nas cenas finais do filme marcam a humanidade do personagem torturado?

 

Assista a entrevista com George Orwell sobre o filme 1984:

Por
Mateus Wesp