Buscando tornar Passo Fundo mais inclusiva!
Slogan

  • 02/02/2017

Buscando tornar Passo Fundo mais inclusiva!

Cadeirantes galera

Ontem eu e o vereador Ronaldo Rosa estivemos reunidos com os amigos Ademir, Carlos Eduardo e Maurício que nos relataram a dura realidade daqueles que desejam viver em uma cidade mais inclusiva e com maior acessibilidade.

Discutimos inúmeras propostas que podem melhorar a vida dos portadores de deficiência física ao possibilitar-lhes uma inclusão no mercado de trabalho.

Na oportunidade, também foram analisados diversos aspectos referente a acessibilidade em nosso município. Infelizmente, como a maior parte dos municípios brasileiros, Passo Fundo carece de uma acessibilidade satisfatória, sendo bem-vinda toda e qualquer sugestão que auxilie os vereadores a buscarem a mudança desta realidade.

É sabido que muitos portadores de deficiência acabam ficando a margem da sociedade, pois a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, mesmo com a adoção de cotas, acaba privilegiando os portadores de deficiências leves, ao passo que os portadores de deficiências severas restam prejudicados com relação a inclusão social.

 

Portanto, para tornar o espírito da lei que visa proporcionar iguais condições de inclusão social, devem ser observadas as especificidades daqueles que, embora iguais em direitos e dignidade, nem sempre são tratados com o devido respeito.

Não podemos admitir a perpetuação de desigualdades sob o manto da legalidade.

Criar uma agenda positiva de ações é o primeiro passo para levar a nova política a todos os passofundenses.

Por
Mateus Wesp