Wesp concede medalha do Mérito Farroupilha a Percival Puggina
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sombra horizontal g
  • 22/12/2022

Wesp concede medalha do Mérito Farroupilha a Percival Puggina

Arquiteto, escritor e ex-vereador de Porto Alegre é um dos principais analistas políticos gaúchos

Whatsapp image 2022 12 23 at 08.55.31

Créditos: Foto: Comunicação Wesp

 

Um dos principais analistas políticos gaúchos, Percival Puggina recebeu, na tarde de quinta-feira (22), a medalha do Mérito Farroupilha.

A honraria máxima concedida pela Assembleia Legislativa foi entregue pelo deputado estadual e Líder do Governo na casa, Mateus Wesp (PSDB).

A celebração foi realizada no Salão Júlio de Castilhos ne contou com a presença de lideranças políticas como, os deputados eleitos Guilherme Pasin e Marcus Vinícius, presidente do Diretório Estadual do Progressistas, Celso Bernardi, deputado federal Osmar Terra, vereadora Comandante Nádia, e prefeito municipal de Esteio, Leonardo Pasqual.

 “Desde que ingressei na política, em especial durante os quatro anos como deputado estadual, percebi a importância de manter a coerência das nossas defesas ideológicas com as nossas ações. Puggina denota essa coesão, sendo uma inspiração para todos”, observa Wesp.

Ele ressalta, também - estando prestes a concluir seu mandato no parlamento, que conceder a condecoração máxima a Puggina o faz crescer como agente público, político e como cidadão. 

"Vocês não imaginam com quanta alegria venho a este salão, onde passei 11 anos da minha vida. Poucas pessoas não sabem disso, outras não lembram mais. Até eu quase esqueço, não fosse o fato de que esses 11 anos marcaram muito a minha vida. Foi nos corredores desta casa, conversando com a pluralidade de ideias que aqui dentro circulam incessantemente - e os deputados presentes dão testemunha disso - passei a ver a política e os políticos com outros olhos, aprendi que não se deve fazer democracia  a partir de posições de superioridade moral. O simples fato de alguém se julgar em superioridade moral é um degrau abaixo, ao menos, da superioridade moral", disse Puggina em seu discurso.

Ele lembrou que conheceu o deputado na casa de seu pai, Daltro José Wesp, quando o parlamentar ainda era criança.

"Lembro do menino que ali estava, no início dos anos 1990, eis que hoje está aqui, cumprindo sua missão como parlamentar. E me dá este presente", falou Puggina, com a voz embargada de emoção. 

Arquiteto por formação, mas reconhecido pela dedicação à política e à literatura, Puggina é filho do ex-deputado Adolpho Puggina e da poetisa Eloah Oliveira Puggina.

A caminhada na vida pública iniciou em 1985 com a filiação ao Partido da Frente Liberal, onde exerceu, por seis anos, o cargo de Coordenador de Bancada do PFL. Puggina também criou a Fundação Tarso Dutra de Estudos Políticos e Administração Pública, na qual contribuiu para a formação de inúmeras lideranças que vieram a ocupar posições de destaque na política e na administração pública.

Titular da cadeira 7 na Academia Riograndense de Letras, o agraciado coleciona obras que abordam suas análises e opiniões,  como Crônicas Contra o Totalitarismo (2001), Cuba – A Tragédia da Utopia (2004), Pombas e Gaviões (2010) e A Tomada do Brasil pelos maus brasileiros (2014).

A cerimônia foi cercada de elogios mútuos entre o deputado e Puggina.

"Cuidou tanto de todos, o tempo todo, que como é natural, desocupou-se de si mesmo e não foi reeleito. E quem acompanha política sabe o quanto isso é comum. Isso que não foi um erro, foi um acerto, acontece na vida de alguém que nasceu para coisas maiores, preparou-se para mais", elogiou o homenageado.

Por Comunicação Wesp