Créditos: Paulo Garcia | Agência AL/RS
Para o líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Mateus Wesp, a renúncia do governador Eduardo Leite ao cargo de governador do Rio Grande do Sul é parte de um dos mais importantes capítulos da história recente do Estado. O parlamentar usou o espaço de liderança do partido, durante a sessão plenária desta quinta-feira (31), para fazer um pronunciamento ressaltando o papel de Leite no reequilíbrio das finanças públicas, retomada da capacidade de investimentos e reformas estruturais no âmbito da gestão estadual.
O deputado não se limitou em destacar apenas os resultados obtidos pelo governo a favor da população gaúcha. Wesp enalteceu as características pessoais do governador, a figura pública e a liderança consolidada no cenário político nacional. "Vi o jovem político de Pelotas exercer a liderança no mais preciso sentido da palavra: atuou para extrair de cada pessoa de sua equipe e de cada um de nós o que temos de melhor, para atingir o objetivo de transformar o Rio Grande do Sul. Nunca o vi atuar para si, para a vanglória vazia de sentido, que apenas preenche a vaidade dos falsos líderes. Atuou por um projeto, como verdadeiro líder", avaliou.
Sobre a renúncia, Wesp disse que o governador está se colocando à disposição para compor um projeto ainda maior. O parlamentar explicou que Leite pode atuar para "resgatar um módico de unidade, racionalidade e coesão na política nacional", para que o Brasil possa enfrentar graves problemas. "Trata-se de fazer pelo Brasil o que foi feito pelo Rio Grande do Sul", apontou.
Ainda sobre o ato de deixar o governo do Estado, Wesp ressaltou que o gesto de Leite é corajoso e ousado. "O governador demonstra plenamente ter consciência do tamanho do desafio que o aguarda, dos riscos e dificuldades inerentes a esse desafio. Eduardo Leite também sabe do potencial transformador que uma liderança pode ter se atuar na direção certa e no tempo certo", concluiu.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)
Foto: Paulo Garcia | Agência AL/RS