DEPUTADO MATEUS WESP FINALIZA GESTÃO COMO PRESIDENTE DO PSDB/RS

Sombra horizontal g
  • 01/05/2021

DEPUTADO MATEUS WESP FINALIZA GESTÃO COMO PRESIDENTE DO PSDB/RS

O fortalecimento e o crescimento partidário foram prioridades na gestão 2019/2021

Conven%c3%a7%c3%a3o estadual psdbrs %282%29

Créditos: Leonardo Rosa

Durante a convenção estadual do PSDB/RS, que aconteceu neste sábado (1º), o deputado Mateus Wesp fez seu último discurso como presidente do partido. O parlamentar afirmou que teve a oportunidade de conhecer melhor todas as regiões do Rio Grande do Sul. “Através de visitas e diálogos, ouvi muitos relatos sobre a realidade e os desafios da população gaúcha. Além disso, o partido obteve resultados satisfatórios nas urnas em 2020. Estou orgulhoso da gestão que realizamos”, afirma Wesp. O deputado federal, Lucas Redecker, foi eleito como o novo presidente do PSDB gaúcho.

TRAJETÓRIA POLÍTICA TUCANA
O deputado Mateus Wesp, que já foi vereador pelo PSDB em Passo Fundo, está no partido desde 2016, ano em que se tornou o vereador mais votado no município, com 2.710 votos. Defensor do parlamentarismo e de uma verdadeira e profunda reforma das instituições e do voto distrital, destacou-se na Câmara de Vereadores de Passo Fundo por ter uma postura combativa e sempre a favor do bem comum, tendo apresentado propostas como, por exemplo, o projeto de lei do Processo Administrativo Municipal e o que modernizava a legislação referente às Parcerias Público-Privadas no município.

Aos 29 anos, ainda vereador, Mateus Wesp foi aclamado pelo partido como pré-candidato ao pleito de uma das cinquenta e cinco vagas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pelo PSDB. Um dos mais jovens pré-candidatos a concorrer nas eleições de sete de outubro de 2018. Elegeu-se como deputado estadual com 28.173 votos e tornou-se o novo representante de Passo Fundo e região no parlamento gaúcho.  

PRESIDENTE ESTADUAL DO PSDB
Após ser empossado como deputado estadual, Wesp buscou novos desafios. Em maio de 2019, na Convenção Estadual “PSDB Novos Rumos”, uma chapa de consenso articulada por diferentes lideranças tucanas elegeu o deputado estadual Mateus Wesp como presidente da sigla no Rio Grande do Sul. Ao assumir a presidência, em 2019, o parlamentar não escondeu a satisfação em representar os tucanos gaúchos. “Poucas vezes vivi algo assim. Esse sentimento de mudança nasce renovado, longe de benesses do poder, tendo o bem comum como uma finalidade da participação política; ” afirmava, na época, o então novo presidente da sigla.  

Entre as ações como presidente, o fortalecimento e o crescimento do partido tornaram-se prioridades para a gestão 2019/2021. Uma das primeiras ações foi implantar uma assessoria jurídica aos mandatários. O partido criou um grupo de advogados e assessores que prestou auxílio de forma opinativa aos mandatários tucanos. Também foram realizados eventos de formação e orientação para as eleições de 2020: foram mais de 50 reuniões online preparatórias com os candidatos a prefeito, vice e vereador, com informações e dicas nas áreas jurídica, contábil, comunicação e marketing. O resultado dessas ações foi visto nas urnas. O PSDB conquistou vitória eleitoral em 5 das 10 maiores cidades do estado (Caxias, Pelotas, Santa Maria, Novo Hamburgo e Viamão). Também contou com um crescimento partidário: 31 prefeitos, 30 vice-prefeitos e 232 vereadores.

Para encerrar a gestão com chave de ouro, Wesp implementou um novo segmento no PSDB/RS, pioneiro no Brasil, voltado à causa das pessoas com deficiência. Trata-se do PSDB Inclusão, um secretariado destinado a discutir, defender, batalhar, pelo protagonismo das pessoas com deficiência dentro da política, auxiliando na construção de uma sociedade mais justa, acessível, inclusiva e igualitária.
Na convenção realizada neste sábado, onde Lucas Redecker tornou-se no novo presidente da sigla, Wesp colocou-se à disposição para continuar contribuindo e colaborando com a social democracia gaúcha.  “Me despeço da presidência, mas sigo à disposição para contribuir com o nosso PSDB/RS. Ainda temos muito trabalho pela frente. Um desafio gigantesco com as próximas eleições. Amigo Lucas Redecker, desejo muito sucesso. Tenho certeza que fará um excelente trabalho! ” finaliza Wesp.

 

GALERIA DE FOTOS:

Por Equipe Wesp