Wesp comemora novo destino da Fazenda da Brigada Militar de Passo

Sombra horizontal g
  • 22/08/2020

Wesp comemora novo destino da Fazenda da Brigada Militar de Passo Fundo

04182911 1818646 gdo

Créditos: Na foto, coronel André Giuliani, governador Eduardo Leite e deputados Mateus Wesp e Gilberto Capoani. (Créditos: Itamar Aguiar - Tirada em 04/03/2020)

O deputado estadual Mateus Wesp (PSDB), comemora o novo destino da fazenda da Brigada Militar em Passo Fundo. O local, nas margens da BR-285, conta com 439 hectares e está sob a administração da Brigada há 60 anos, além de ser um patrimônio importante para o Rio Grande do Sul.

A partir de agora, a fazenda poderá gerar recursos para os cofres públicos, a partir de uma licitação de cessão onerosa, realizada por meio de um pregão eletrônico, que permitirá que a área continue mantida como patrimônio do Estado, mas que seja explorada economicamente, respeitando as normas ambientais, gerando assim recursos que irão, continuamente, pingar nos cofres públicos. Dentre os concorrentes que participaram da licitação venceu aquele que apresentou uma proposta de pagamento de mais de R$1 milhão por ano para o RS. O vencedor poderá ocupar a fazenda e explorar o local assim que ocorrer a homologação.     

Atividades econômicas agrícolas

            As terras da Fazenda da Brigada Militar em Passo Fundo são propícias para o desenvolvimento de atividades agrícolas. O cessionário será o responsável pelos encargos de proteção e conservação da cobertura vegetal, nativa ou não, e dos recursos hídricos existentes no local. “Trabalhei desde o ano passado para que pudéssemos aproveitar essa fértil área para gerar recursos para o Estado, ” afirma o parlamentar.

Quem ganha é a população

O dinheiro arrecadado poderá ser investido em projetos para a segurança pública como aqueles que estão previstos no PISEG - que é o programa de incentivo ao aparelhamento da segurança pública do estado do RS – como novos veículos blindados, armamentos, novas infraestruturas e muitas outras inovações para melhorar as condições de trabalho dos  servidores e a segurança da população. 

Wesp reconhece o empenho do coronel comandante da CRPO Planalto, André Giuliani, por ser a principal figura de articulação junto ao governo Eduardo Leite e ao comando da Brigada. “O empenho dele e de tantos outros que tem colaborado tem permitido avançarmos nas inovações e melhorias que estamos tentando gerar para todos os gaúchos desde que assumimos o governo do RS e um mandato de alguém que representasse Passo Fundo na Assembleia, ’ afirma.

 

Por Equipe Wesp