Sessão plenária: Wesp afirma que governo Eduardo Leite faz sua parte

Sombra horizontal g
  • 22/07/2020

Sessão plenária: Wesp afirma que governo Eduardo Leite faz sua parte para melhorar estrutura hospitalar do RS

238313 g

Créditos: Wilson Cardoso | Agência AL/RS

Ao fazer um balanço das ações de combate ao coronavírus no Rio Grande do Sul, o líder da Bancada do PSDB, deputado Mateus Wesp, destacou durante sessão plenária virtual, da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (22), que o governo Eduardo Leite está fazendo sua parte para melhorar a estrutura hospitalar, com recursos próprios do tesouro do Estado, da União e de emendas de parlamentares estaduais e federais. Wesp afirmou que antes da pandemia havia 933 leitos de UTI do SUS e atualmente estão em operação quase 2 mil.

O deputado disse que a busca por alternativas para habilitação de novos leitos por parte do governo minimizou o agravamento da pandemia até o momento. “Se esse trabalho não tivesse sido realizado, teríamos chegado ao colapso, tendo em vista que, mesmo melhorando a estrutura hospitalar, a taxa de ocupação dos leitos está alta, em torno de 75%”, observou.

Sobre o modelo de distanciamento controlado, Wesp lembrou que em março houve uma grande pressão dos municípios para que ocorresse o fechamento das atividades econômicas por meio de uma medida efetuada pelo governo estadual. Entretanto, o parlamentar afirmou que, ao apresentar em maio o sistema de bandeiras de risco, o Estado resolveu a questão e sofreu menos com a pandemia, inclusive na economia.

Wesp defendeu o diálogo promovido pelo governador com os prefeitos, visando incluí-los ainda mais no processo de tomada das decisões sobre o modelo de distanciamento. “Isso não significa retroceder ou ‘jogar a toalha’, como acreditavam alguns. Estamos construindo juntos caminhos para superação deste momento difícil para todos”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

 

Por Bancada PSDB