Destinada pelo deputado Mateus Wesp, 1ª emenda parlamentar estadual da
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sombra horizontal g
  • 29/06/2020

Destinada pelo deputado Mateus Wesp, 1ª emenda parlamentar estadual da história do MTG vai financiar 30 projetos culturais

Com o recurso de R$ 155 mil, Secretaria Estadual da Cultura e MTG lançaram o edital do Programa Invernadas Culturais

82559110 455366425342762 6566032353283059370 n%281%29

Créditos:

O deputado estadual Mateus Wesp participou, nesta segunda-feira (29), da assinatura do termo de colaboração entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e a Fundação Cultural Gaúcha (FCG-MTG/RS) – entidade ligada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O evento foi virtual e transmitido por meio de uma live no Facebook da Sedac.

           A assinatura deu início ao programa “Invernadas Culturais”, viabilizado a partir do recurso de R$ 155 mil da emenda parlamentar estadual destinada pelo deputado Wesp ao MTG.

           O termo de colaboração entre a secretaria e a FCG-MTG/RS foi assinado pela secretária da Cultura, Beatriz Araújo, que usou o próprio celular durante o ato: “pronto! Na era digital, basta um enter para assinar”, comemorou a secretária. Agora, compete à Fundação Cultural Gaúcha a seleção de 30 oficinas culturais virtuais, nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Gastronomia e Música. O processo de seleção será realizado mediante edital de chamamento público.

       Poderão participar do edital pessoas jurídicas, com atuação reconhecida na cultura, para a execução de ações na formação e capacitação do programa Invernadas Culturais. Atividades que serão desenvolvidas por meio de oficinas em escolas e entidades tradicionalistas do RS.

          A secretária Beatriz agradeceu a presença dos participantes, em especial ao deputado Mateus Wesp, que desde o início do governo tem se colocado à disposição da Sedac. “É uma alegria renovada participar desta live e fazer esta entrega tão aguardada. Certamente teremos outros termos de colaboração. E aproveito para reafirmar meu compromisso, enquanto secretária, de olhar a cultura em toda a sua diversidade e em todo o Estado”. A titular da pasta lembrou ainda que a economia criativa é responsável por 130 mil empregos formais no RS, de acordo com pesquisa realizada pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE/Seplag) – o que representa mais de 4% do PIB do Estado. 

        A presidente do MTG, Gilda Galeazzi, também agradeceu ao deputado Wesp pela destinação dos recursos, e à secretária Beatriz pelo diálogo estabelecido com o setor. “Estou muito honrada com esta parceria que envolve governo do Estado, parlamento e Fundação Cultural Gaúcha. Em meio à pandemia, estamos abrindo um caminho de união e construção, que fortalece nossas tradições”.      

          O deputado Mateus Wesp iniciou sua fala mencionando a honra de ser o autor da primeira emenda parlamentar estadual da história destinada ao MTG. Também revelou que a destinação do recurso representa a realização de um sonho em prol do tradicionalismo gaúcho. “Este é um momento histórico para as tradições gaúchas, e é uma alegria contribuir por meio desta iniciativa. Investir em cultura é o primeiro passo para que o setor se torne cada vez mais sustentável, e é isso que venho percebendo na postura arrojada com que a secretária Bia e o governador Eduardo Leite vêm conduzindo as pautas culturais.”

Termo de colaboração é resultado de emenda do Deputado Estadual Mateus Wesp (PSDB-RS)

Também participaram da live Maxsoel Bastos, vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha; e César Oliveira, adido cultural do RS. O evento foi apresentado por Gabriella Meindrad, assessora de Diversidade da Sedac.

Publicação e inscrições do edital

O prazo para a publicação do edital pela FCG-MTG/RS é dia 1 de julho (próxima quarta-feira), e estará disponível no site www.mtg.org.br. O prazo de inscrições tem início dia 16 de julho, no mesmo site. Informações sobre o edital também serão compartilhadas no site da Sedac (www.sedac.rs.gov.br) e nas redes sociais da secretaria.

** com informações da Assessoria de Comunicação da Sedac

 

 

 

 

Por Equipe Wesp/ Ascom SedacRS