PL do Dia do Óptico é aprovado na CCJ e avança para votação em

Sombra horizontal g
  • 02/06/2020

PL do Dia do Óptico é aprovado na CCJ e avança para votação em plenário

De autoria do deputado Mateus Wesp, o PL propõe incluir o dia 13 de dezembro no calendário oficial do RS

Whatsapp image 2020 06 02 at 13.29.36

Créditos:

De autoria do deputado estadual Mateus Wesp, o projeto de Lei 418/2019, que propõe instituir o 13 de dezembro como Dia do Óptico no RS, está apto a ser votado em Plenário.

A matéria obteve parecer favorável e foi aprovado por unanimidade na reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, que ocorreu de fora virtual na manhã desta terça-feira(2).

Conforme a justificativa do projeto, a data - já reconhecida nacional e internacionalmente - é alusiva à morte de Santa Lúcia de Siracusa (Santa Luzia), a padroeira católica da visão. De acordo com antiga tradição oral, instada a renegar sua fé cristã, Santa Luzia teria preferido arrancar os próprios olhos e entrega-los ao seu carrasco. Miraculosamente, nasceram-lhe dois novos olhos, ainda mais belos e saudáveis.

Para Wesp, creia-se ou não na lenda, fato é que em virtude dela tem-se reconhecido universalmente o 13 de dezembro como o dia do Óptico, em homenagem aos profissionais responsáveis pelas lojas especializadas na venda de produtos e demais instrumentos destinados ao cuidado e prevenção da visão humana. “Sendo assim, é também justo fazer esse reconhecimento no calendário oficial do Rio Grande do Sul”, lembrou o deputado.

Por Equipe Wesp