Para que os novos leitos entrem logo em operação - enquanto a habilitação que garante os custos não é feita pelo Ministério da Saúde - o governo do Estado anunciou hoje que vai garantir as diárias de 286 novos leitos de UTI, que estão prontos para operar em todo o Rio Grande do Sul. Passo Fundo integra a lista e terá a garantia do custeio de 10 leitos de UTI no Hospital São Vicente de Paulo.
“Como houve troca no Ministério da Saúde, a habilitação ainda não aconteceu e, para que possamos colocá-los imediatamente em operação, estamos encaminhando uma portaria da Secretaria Estadual da Saúde que vai viabilizar o pagamento das diárias até que se tenha o recurso federal. É uma decisão muito importante para priorizar o atendimento à população”, afirmou Eduardo Leite na transmissão ao vivo diária de atualização sobre coronavírus no Estado.
O deputado estadual Mateus Wesp, que intermediou na tarde de hoje uma reunião do prefeito Luciano Azevedo e representantes do CDL e Sindilojas de Passo Fundo com o governador, acredita que aumento da capacidade de atendimento da estrutura hospitalar pode contribuir para a cidade seja novamente avaliada dentro do plano de distanciamento controlado que restringe a abertura do comércio. “Assim como o governador, também tenho convicção de que, com adesão da população aos cuidados e aporte de maior estrutura hospitalar, há possibilidade de nos próximos dias nossa região sair da bandeira vermelha”.