Tradicionalismo nas escolas: Mateus Wesp participa de festival que
Slogan

  • 29/11/2018

Tradicionalismo nas escolas: Mateus Wesp participa de festival que incentiva a cultura gaúcha entre os estudantes e universitários do RS

Whatsapp image 2018 11 25 at 22.00.42

O vereador Mateus Wesp participou, no último final de semana, do 30º Festival Gaúcho Estadual Estudantil – Fegaes, em Cachoeira do Sul.

Mateus esteve acompanhado do produtor do evento, Leandro Balardin, que há anos é um dos incentivadores da atividade e também é correligionário do PSDB.

O Fegaes é um festival organizado e promovido pelo Instituto Cultural Riograndense em prol dos estudantes e universitários gaúchos, matriculados em alguma escola municipal, estadual, federal, técnica, de supletivo ou qualquer universidade, tanto pública quanto privada.

Tal iniciativa promove e incentiva o desenvolvimento cultural entre os estudantes de nosso estado, pois é um evento que visa exclusivamente a participação do meio estudantil.

Ao participar dessa atividade cultural, foi visível a demonstração de amor que os estudantes nutrem pelo folclore e pelas tradições gaúchas nas mais variadas áreas - musical, artística, dança e campeira.

É possível perceber que o evento fortalece culturalmente a classe estudantil e universitária gaúcha, resgatando as verdadeiras tradições que simbolizam e caracterizam a cultura de nosso Estado.

O Fegaes dá espaço e oportunidade aos jovens para participar, competir e aprender mais sobre a cultura tradicionalista Rio-Grandense, em um intercâmbio sócio-cultural, ao mesmo tempo em que preserva os usos e costumes do Estado.

“A partir dessa nossa participação no Fegaes – e acumulando nossa caminhada desde cedo no tradicionalismo gaúcho – vejo que o ensino da cultura gaúcha nas escolas é fundamental para reforçar em nossas crianças e adolescentes o sentido perene da Tradição, para o bem da sociedade. Como escreveu Barbosa Lessa, ‘qualquer sociedade poderá evitar a dissolução enquanto for capaz de manter a integridade de seu núcleo cultural. Desajustamentos, nesse núcleo, produzem conflitos entre indivíduos que compõem a sociedade, pois esses vêm a preferir valores diferentes, resultando, então, na perda da unidade psicológica essencial ao funcionamento eficiente de qualquer sociedade’", declarou Mateus.

 

 

 

 

 

 

Por
Equipe Mateus Wesp