Doação de vida: vereador Mateus Wesp propõe projeto que cria a Semana
Slogan

  • 14/08/2018

Doação de vida: vereador Mateus Wesp propõe projeto que cria a Semana Municipal de Doação de Órgãos e Tecidos em Passo Fundo

Doar

O vereador Mateus Wesp protocolou, nessa terça-feira, um projeto de lei que visa a criar, em Passo Fundo, a "Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos". Baseado em projeto semelhante aprovado em Carazinho – de autoria do vereador João Pedro Albuquerque, do PSDB –, o objetivo da proposta é reduzir as filas de milhares de famílias que sofrem à espera por um doador. A iniciativa visa a somar-se às ações do “Setembro Verde”, que já vigora em nossa cidade.

“Pretendemos auxiliar na conscientização e sensibilização da comunidade passofundense quanto a esse assunto tão importante, na semana em que se celebra o Dia Mundial da Doação de Órgãos, que é o dia 27 de setembro. Segundo relatos médicos, o grande motivo para a reduzida taxa de doadores de órgãos e tecidos é simplesmente a falta de informação”, afirma Mateus.

A doação de órgãos é o ato de permitir que uma ou mais partes do próprio corpo (órgãos ou tecidos) sejam retiradas em caso de morte encefálica – quando todas as funções do cérebro param de forma irreversível –, enquanto o coração ainda bate artificialmente, para que sejam implantados em outras pessoas.

Via de regra, o transplante precisa ser feito horas após o falecimento para que o funcionamento no receptor não seja inviabilizado, sendo que, em alguns casos – doação do rim, parte do fígado e da medula óssea –, a doação também pode ser feita em vida.

O Brasil apresenta uma marca de 16 efetivos doadores de órgãos por milhão de habitantes, enquanto países como Espanha, Estados Unidos, Portugal e França veem dobrar essa proporção.

 

Foto: Divulgação

Por
Equipe Mateus Wesp