Mateus Wesp palestra em evento jurídico, em Erechim
Slogan

  • 08/08/2018

Mateus Wesp palestra em evento jurídico, em Erechim

Whatsapp image 2018 08 07 at 20.36.53

O vereador de Passo Fundo e candidato a deputado estadual Mateus Wesp foi um dos palestrantes no 1º Seminário Jurídico, Econômico e Social, promovido pelo grupo Liberdade e Comunidade, de Erechim.

Intitulado 'Onde foi que erramos?', o seminário também contou com palestras do candidato a deputado federal Marcel Van Hattem, dos promotores Diego Pessi e Leonardo Giardin de Souza, e dos palestrantes Fábio Costa Pereira, José Antônio Rosa e Marcelo Berger.

O público lotou o Salão de Atos da URI – Campus Erechim, para acompanhar as explanações. Mateus Wesp falou sobre as diferenças entre o presidencialismo e o parlamentarismo, fazendo um resgate histórico sobre a forma e o sistema de governo no Brasil Império e após a proclamação da República.

Mateus também apresentou as diferenças entre o parlamentarismo e o presidencialismo, no tocante a chefia de Estado, chefia de governo e Administração.

“No presidencialismo, uma mesma pessoa é, ao mesmo tempo, chefe de Estado, chefe de governo e chefe da administração. Já no parlamentarismo, temos um chefe de Estado, sendo outra pessoa chefe de governo e a administração será técnica e apartidária”, explicou.

“Desta forma, além da indagação sobre a concentração de poder, uma outra se ajunta, a da exeqüibilidade prática das três incumbências por uma mesma pessoa: pode uma mesma pessoa exercer bem ao mesmo tempo as funções de chefe de Estado e de governo, e ainda assim administrar? Esse é um dos problemas do presidencialismo”, afirmou Mateus.

 

Por
Equipe Mateus Wesp