Vereador Mateus Wesp homenageia 80 anos da Academia Passo-fundense de
Slogan

  • 30/05/2018

Vereador Mateus Wesp homenageia 80 anos da Academia Passo-fundense de Letras

 mg 8240

Os 80 anos da Academia Passo-fundense de Letras (APL) foram o destaque durante a sessão do último dia 16/05, através da homenagem realizada pelo vereador Mateus Wesp.

O plenário recebeu os acadêmicos - todos devidamente trajados com a pelerine que identifica os membros do sodalício – e, ao final de seu discurso, o vereador Mateus entregou ao presidente da APL, Odilon Garcez Ayres, uma placa alusiva ao aniversário da entidade. O secretário de Cultura de Passo Fundo, Pedro Almeida, também acompanhou a homenagem.

Wesp rememorou a história das academias de letras, lembrando que elas são inspiradas no modelo francês surgido em 1635 e tem o papel primordial de normalizar a língua de um país. “As academias têm o papel de promover o cultivo da língua. Isso se estende para outros tipos de linguagens vivas na tradição de nosso povo gaúcho. Não por acaso, ao longo de seus 80 anos, a Academia Passo-fundense de Letras esteve à frente de iniciativas que beneficiaram o nosso município, entre elas a criação da Biblioteca Municipal, a Fundação do CTG Lalau Miranda, a estruturação da Roselândia e as primeiras discussões acerca da criação da Universidade de Passo Fundo”, declarou Mateus.

Assista ao discurso completo do vereador Mateus Wesp e a homenagem realizada pela Câmara de Vereadores clicando neste link.

Fotos: Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores

Por
Equipe Mateus Wesp