Os mais votados: como a juventude conquistou o maior número de votos
Slogan

  • 02/05/2018

Os mais votados: como a juventude conquistou o maior número de votos nas eleições de 2016

Whatsapp image 2018 04 30 at 13.47.33

O Brasil passa por uma grande mudança em relação à política desde o ano de 2013. Após protestos populares contra o reajuste das tarifas de ônibus, contra a corrupção e pela mudança nas prioridades do país – já que a Copa do Mundo consumiu recursos importantes da população -, o povo seguiu nas ruas pedindo a saída do PT do poder em Brasília. O resultado é conhecido por todos: a ex-presidente Dilma sofreu o impeachment e a esquerda perdeu a hegemonia política nas eleições de 2016.

Ao mesmo tempo, o sentimento de renovação tomou conta das pessoas. Buscando novos candidatos, com preparo e com vontade de trabalhar pelo bem comum, o pleito municipal demonstrou que os brasileiros estão se importando mais com os rumos da política. Prova disso foi a eleição de vereadores jovens e qualificados, que tiveram uma estrondosa votação.

Em Passo Fundo, Mateus Wesp, 29 anos, foi o mais votado, com 2.710 votos. Professor, advogado e Doutor em Direito Público, Wesp conquistou a preferência do eleitorado com o mote “juventude, conhecimento e coragem para mudar”. E, de fato, é isso o que vem ocorrendo através de sua atuação combativa e transparente na Câmara de Vereadores. Seja abrindo mão de verbas de telefone e do reajuste do subsídio, seja apresentando propostas de impacto positivo para a cidade – como a atualização da lei das Parcerias Público-Privadas ou sugerindo a retirada da Ideologia de Gênero do Plano Municipal de Educação – Mateus Wesp tem se destacado como um parlamentar preparado e atuante em Passo Fundo.

João Pedro Albuquerque Azevedo tem 29 anos, é advogado e foi eleito em Carazinho com 1.975 votos, sendo também o mais votado na eleição de 2016. Prezando pela eficiência e transparência no serviço público, João Pedro apresentou projetos como a obrigatoriedade da divulgação dos relatórios e prestação de contas de viagens oficiais de agentes políticos e demais agentes públicos municipais. Também demonstrou que é possível trabalhar pelo povo sem o uso de diárias, conquistando verbas federais com o simples uso do telefone.

Daniel Trzeciak, o Daniel da TV, obteve 6.721 votos em Pelotas. Jornalista com 31 anos, propôs o “Gabinete Virtual, ação real”, visando agilidade, eficiência e economia nas ações de seu mandato. Trzeciak apresentou o projeto que torna obrigatória a instalação de banheiros químicos adaptados para pessoas com deficiência nos eventos realizados em Pelotas, iniciativa aprovada no ano passado.

Os três jovens parlamentares se reuniram nos últimos dias a fim de firmar uma parceria de trabalho, visto que todos são do PSDB. Através das facilidades oferecidas pela comunicação pela internet, os vereadores irão trocar experiências e informações, possibilitando que projetos que deram certo em uma das cidades possam ser aplicados nas demais.

A mudança no comportamento dos brasileiros - de buscar disposição para o trabalho e qualificação em seus representantes - é uma tendência. Com ela, veremos as reais modificações que precisamos em nosso país.

Por
Equipe Mateus Wesp