Produtores Rurais se mobilizam em defesa do agronegócio na audiência
Slogan

  • 28/03/2018

Produtores Rurais se mobilizam em defesa do agronegócio na audiência pública do Plano Diretor de Passo Fundo

Audi%c3%aancia p%c3%bablica agricultores plano diretor 27 %282%29

Ocorreu na noite de terça-feira (27.03), na sede do Ifsul, uma audiência pública para discutir as alterações no Plano Diretor do Município de Passo Fundo, em especial na região do grande Bairro São José, que envolve a Fazenda da Brigada Militar, a BR 285, o Parque da Efrica e o Aeroporto Lauro Kortz, além de propriedades rurais.

O objetivo do encontro foi explanar a metodologia de avaliação da discussão do Plano Diretor bem como ouvir os participantes sobre pontos positivos e negativos e as sugestões de quem mora ou produz naquela região.

Uma das grandes preocupações dos produtores foi a possibilidade da criação de uma Unidade de Conservação na Fazenda da Brigada Militar, com o consequente surgimento de uma zona de amortecimento de 10 quilômetros ao seu redor. Se isso ocorrer, o plantio de soja transgênica, por exemplo, fica inviabilizado em diversas propriedades rurais do entorno, causando um grande impacto econômico e social em nosso município.

Durante a audiência, os participantes foram divididos em grupos e puderam opinar sobre o Plano Diretor, através de pequenos relatórios, sendo enfáticos: não querem a criação de uma zona de amortecimento, que seria prejudicial à produção agrícola e a economia local, embora não se oponham a conservação ambiental da Fazenda da Brigada Militar.

(Foto: Glenda Mendes/PMPF)

Por
Equipe Mateus Wesp