Buscando alternativas para a saúde dos idosos!
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sombra horizontal g
  • 28/09/2017

Buscando alternativas para a saúde dos idosos!

Rosimar

A perspectiva em nosso país é que haja cada vez mais pessoas idosas. Dados do IBGE apontam que em 2016, 8,17% da população brasileira já possuía mais de 65 anos. Em 2020, esse número deve aumentar para 9,42% e em 2030 os idosos devem ser 13,44% do total de nosso povo. Isso representa quase 28 milhões de pessoas!

No Rio Grande do Sul esses índices são ainda mais elevados, sendo que em 2030 as pessoas com mais de 65 anos devem representar 18,38% dos gaúchos.

Por isso, é necessário projetar políticas públicas para a terceira idade também em nossa cidade. Pensando em buscar informações sobre os cuidados que devemos ter com as pessoas que compõem essa faixa etária, recebi em nosso gabinete a visita da psicóloga Rosimar Borges Carrão, especialista no assunto e com vasta experiência no acompanhamento da doença de Alzheimer e demência, males que afligem em grande escala os idosos.

Durante nossa conversa falamos sobre a possibilidade da criação de um Fundo do Idoso em Passo Fundo, que possibilitaria a utilização de recursos do município para implementação de políticas públicas em favor da terceira idade.

Outra ideia apresentada por Rosimar foi a da criação de casas compartilhadas para cuidados dos idosos que necessitam de maior atenção, com a atuação de estagiários oriundos das faculdades de nossa cidade. Os convênios com as faculdades possibilitariam não só esse importante atendimento, mas também a formação necessária aos acadêmicos.

Caso nosso projeto de lei que possibilita novas modalidades de parcerias público-privadas seja aprovado pela Câmara de Vereadores, a implantação do "Home Care" também ficará facilitada, permitindo que o município possa conceder o serviço a empresas que prestem esse atendimento beneficiando diretamente famílias que enfrentam dificuldades nos cuidados com idosos.

A conversa com a doutora Rosimar foi extremamente positiva e agradeço a ela pelo tempo dedicado. É de ideias e iniciativas assim que nossa cidade precisa! Você também pode colaborar com nosso mandato! Entre em contato conosco!

Por Equipe Mateus Wesp