Você sabia? A pilcha gaúcha é traje oficial do Rio Grande do Sul e
Slogan

  • 31/08/2017

Você sabia? A pilcha gaúcha é traje oficial do Rio Grande do Sul e pode ser usada em eventos oficiais!

Img 20170830 wa0008

Estamos adentrando no mês de setembro, que é o mês dos gaúchos. Nessa época do ano o sentimento de apego às coisas terrunhas fica ainda mais forte e evidente no Rio Grande do Sul. As pessoas frequentam com mais intensidade os CTGs, os cafés de chaleira e os eventos campeiros, além de ostentar, com orgulho, a bombacha, a guaiaca, as botas e os vestidos de prenda.

O que muita gente não sabe é que a lei estadual 8.813, de janeiro de 1989, define a pilcha gaúcha como traje oficial de honra no estado do Rio Grande do Sul.

Conforme a legislação, é considerada pilcha gaúcha aquela que, com autenticidade, reproduza com elegância a sobriedade da nossa indumentária histórica, conforme os ditames e as diretrizes traçadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.

A lei também define que a pilcha poderá substituir o traje convencional em todos os atos oficiais, públicos ou privados, realizados no Rio Grande do Sul.

Assim, em eventos solenes, por exemplo, ao invés de usar o tradicional terno e gravata, o cidadão pode usar, sem nenhum problema, camisa, lenço e bombacha e as mulheres podem utilizar os vestidos de prenda.

Esta possibilidade faz com que nós, cidadãos gaúchos, sejamos privilegiados por poder usar em qualquer circunstância nossos trajes típicos, seja em um tiro de laço, seja em um evento solene.

A indumentária é uma das formas de preservar a cultura de um povo. Mantenhamos viva a nossa! Usemos nossas pilchas!

Por
Equipe Mateus Wesp