Vereador Mateus Wesp participa de encontro da ADCE Passo Fundo sobre a
Slogan

  • 24/05/2017

Vereador Mateus Wesp participa de encontro da ADCE Passo Fundo sobre a “Instrumentalização Ideológica do Estado”

Dsc 0649

O vereador Mateus Wesp (PSDB) participou, no último sábado (20) do encontro “Reflexões de Ideias Políticas e Sociais”, nas dependências do Instituto São Carlos. A atividade foi promovida pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) de Passo Fundo.

A programação contou com duas palestras. A primeira delas foi sobre os “Princípios Ordenadores da Sociedade”, com a integrante da ADCE Caxias do Sul, Professora Cláudia Isabel Luciano. Ela explicou que o ser humano se diferencia dos demais seres da natureza não só por ter uma mente, mas por ter sentimentos e um espírito que leva as pessoas ao encontro de Deus. Cláudia também destacou os princípios fundamentais da Doutrina Social da Igreja, explicando em detalhes a dignidade da pessoa humana, o bem comum, a destinação universal dos bens, a subsidiariedade, a participação e a solidariedade.

Logo após, o procurador do Estado do Rio Grande do Sul, Rodinei Candeia, falou sobre “A Instrumentalização Ideológica do Estado”. Candeia utilizou como base da palestra sua experiência no trabalho junto ao Senado Federal nos processos de demarcações de reservas indígenas pelo Brasil. “Procurei mostrar que os problemas que nós vivemos, particularmente na questão indígena, não acontecem por acaso. Isso faz parte de um grande processo ideológico que esconde uma tentativa de dominação de grandes áreas territoriais de interesse mineral ou de interesse de produção agrícola do país”, disse. Segundo o procurador, a questão indígena foi tomada como uma frente de batalha por organismos internacionais para dividir e enfraquecer o país. “Os indígenas são usados apenas como instrumento desse projeto internacional. Temos que ter uma pauta brasileira, para os nossos interesses, e tratar a todos com dignidade, tendo o homem como o centro da atividade do Estado”, falou. 

Conforme o vereador, a formação contínua é fundamental para aprimoramento do intelecto e possibilita a compreensão da realidade. “Para buscarmos difundir o bem comum é preciso conhecermos os princípios ordenadores da sociedade, que foi o tema de uma das palestras. Já o dr. Rodinei Candeia nos trouxe, através de sua experiência no trabalho da demarcação de reservas indígenas, a realidade do aparelhamento do Estado. Lamentavelmente, as instituições estão tomadas por uma ideologia que não busca resolver o problema, mas simplesmente utiliza as pessoas em prol de uma causa”, declarou Wesp.

A ADCE planeja a realização de novos encontros de formação ao longo do ano em Passo Fundo.

Por
Equipe Mateus Wesp