Mateus Wesp inicia Pós-Doutorado em Filosofia do Direito na UFRGS
Slogan

  • 28/03/2017

Mateus Wesp inicia Pós-Doutorado em Filosofia do Direito na UFRGS

20170328 065600

 

Já sabiam os filósofos da antiguidade que o homem não é um ser perfeito, mas aperfeiçoável. Sócrates, por exemplo, ficou marcado pela manifestação humilde de que a única certeza que tinha era a de que nada sabia. Já Platão, por sua vez, afirmava que a coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento. 

Neste sentido, o jovem vereador de Passo Fundo prossegue buscando aprimoramento intelectual para melhor servir e atuar em prol de uma politica sadia e pautada por uma formação jurídica consistente. O Pós-Doutorado é assumido pelo jovem jurista como uma etapa natural em seu processo de formação que sempre foi pautado, mesmo no Doutorado findado em julho de 2016, pelo estudo de temas políticos e filosóficos sob um viés marcado pelos valores basilares da civilização ocidental.

O Pós-Doutorado será cursado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de filosofia do direito, sob a orientação do professor Dr. Luis Fernando Barzotto, com a análise do tema "Rivalidade mimética e conflito político", um estudo que toma como pano de fundo as teorias do antropólogo francês Rene Girard e sua visão mimética acerca do conflito e do desejo humano.

 

 

O estudo possibilitará compreender o papel do desejo humano na deflagração dos conflitos políticos que, possuindo uma natureza imitativa, precisam ser neutralizados por meio de mecanismos institucionais capazes de produzir o consenso politico. Segundo Mateus “vivemos uma era de extremismos políticos que somente serão neutralizados na medida em que encontrarmos instituições jurídico-políticas capazes de acentuar os traços que unem os humanos ao invés de ressaltar as tendências imitativas e muitas vezes invejosas dos desejos humanos por poder”.

Juntamente com o Pós-Doutorado, Mateus, que atua como advogado, segue ministrando aulas na Faculdade de Direito IMED, em Passo Fundo, juntamente com a nova atividade política de legislador municipal, trabalho que, com o conhecimento adquirido no Pós-Doutorado, poderá ser realizado de modo a melhor harmonizar as demandas políticas da comunidade passofundense. 
 

Por
Mateus Wesp